segunda-feira, 21 de março de 2011

A reforma da idade penal,  hoje é um assunto bastante discutido, e eu queria trazer para vocês.

O gazeta online lançou uma pergunta, que eu fiz questão de fazer a alguns amigos meus, e vou fazer também a vocês:

Para você, como menores infratores deveriam ser punidos?

"A punição vai de acordo com o grau da infração cometida. ou seja, isso pode variar entre medidas socioeducativas ou até mesmo a prisão uma vez que um crime passional não pode ser comparado com pequenas infrações." Victor Machado.

"De maneiras educativas, como a prestação de serviços comunitários, uma detenção diferenciada em locais diferenciados... Enfim, de uma maneira que possibilite ao jovem a mudança para melhor, e não o convívio contínuo com o mundo da marginalidade, o que só lhe serviria de "profissionalização do crime". Thamires Casali.

" Com atividades comunitárias, atividades socio-educativas que visam socializar o indivíduo, traze-lo para um campo mais fraternal e humano para que eles não se sintam excluidos da sociedade."  Daniela Amorim. 

" Eu não gosto muito da palavra punição... Penso que esses jovens precisam ser responsabilizados e se responsabilizar... Acho que o caminho correto é a reabilitação, o difícil é fazer isso no nosso país, as casas de reabilitação acabam virando escolas para criminosos. Acho que a reabilitação deveria partir da educação... Como se para cada ano de estudo efetivo a pena fosse reduzida em uma semana..." Magda Seixas.

Adicionar legenda

 

 

Muitas pessoas ainda não tem uma opinião formada sobre esse assunto. Eu acharia errado, se um jovem de 16 anos, infrator, fosse levado a um ambiente de outros criminosos, por exemplo. Mas acho que um jovem, que mate, por exemplo, deve sim ser julgado de acordo com o crime que cometeu. Porque um jovem que mata, tem consciencia que matou.Eu não acho que para esse tipo de crime, por exemplo, seja aplicado a prestação de serviços comunitarios,  o jovem precisa sim ser responsabilizado pelos seus atos, mas a punição não deve trazer a esse jovem o ambiente marginal, como vemos nesses presidios, por exemplo. Os jovens, devem ter um acompanhamento psicologico e sua punição não deve interferir na sua vida escolar.

E você, o que acha?

Nenhum comentário: